Entre 2022 e 2026 o planeta atingirá 1,5°C acima da era pré-industrial, ou seja, estamos diante de um cenário de mudança climática pior cenário.
(OMM, 2022)
As cidades só podem ser resilientes e devem administrar suas estratégias e recursos. Acompanhamos os governos nacionais e subnacionais na transição para uma economia de baixo carbono e resistente a mudança climática. Desenvolvemos informações de base, planos de ação, implementamos projetos que envolvem o setor público, setor privado, academia e a população, através de ferramentas inovadoras que facilitam a tomada de decisões.
Desenvolvemos consultorias especializadas para o cálculo de indicadores de linha de base, projeção de cenários de impacto de médio e longo prazo, entre outros. Desenvolvemos planos de ação, estratégias e mecanismos inclusivos e inovadores, priorizando as ações mais econômicas e envolvendo os setores público e privado.
Quantificamos as emissões de GEE em áreas geográficas (cidades, países) com base na implementação de metodologias internacionais como o Global Protocol for Community-Scale Green House Emissions (GPC) e as diretrizes do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), levando em conta os seguintes setores: Energia, Processos Industriais e Uso de Produtos, Agricultura, Silvicultura e Outros usos da Terra (AFOLU) e Resíduos.
Desenvolvemos planos de ação climática com base nas informações de base desenvolvidas.
Quantificamos a Pegada Ecológica em áreas geográficas (cidades, países) com base na implementação da metodologia promovida pela Water Footprint Network (WFN), uma rede holandesa que reúne organizações internacionais ligadas às questões de água e saneamento, desde 2008.
As informações visualizadas através da Pegada Hidrica nos permitem analisar as implicações ambientais, sociais e econômicas do uso, consumo e poluição da água.
Desenvolvemos planos de ação climática com base nas informações de base desenvolvidas.
Desenvolvemos estudos especializados em bacias urbanas para garantir a disponibilidade de água em quantidade e qualidade a longo prazo, através da conservação das fontes de água, distribuição eficiente, gestão da demanda e prevenção da poluição, envolvendo os setores público e privado.
Realizamos estudos analisando projeções de crescimento populacional, o aumento da demanda por recursos naturais e os cenários de mudança climática projetados pelo IPCC, e outros estudos reconhecidos local e/ou regionalmente que nos permitem compreender o nível de vulnerabilidade de uma cidade a médio e longo prazo.
Realizamos análises multitemporais de informações ortofotográficas e cartográficas disponíveis por um período de pelo menos 10 anos históricos, para verificar mudanças na cobertura vegetal e no uso da terra, definir a taxa de desmatamento e criar um mapa de incompatibilidades, cruzando a abordagem da mudança climática.
Desenvolvemos planos de ação climática com base nas informações de base desenvolvidas.
Desenvolvemos planos de ação climática, marcando um roteiro que contribui para o processo de integração da agenda da mudança climática em setores-chave (transporte, residencial, água, resíduos, indústria e comércio) no âmbito da redução da pegada de carbono e hídrica.
Este importante instrumento é um catalisador para orientar a alocação de recursos públicos e privados de forma mais estratégica e articulada, a fim de que a cidade avance em sua transformação em direção a um desenvolvimento de baixo carbono e resiliente diante dos impactos da mudança climática.
A equipe da SASA apóia a elaboração de relatórios sobre plataformas internacionais como, por exemplo:
Carbon Disclosure Project (CDP)
O CDP opera um sistema global de relatórios e disseminação de informações que permite às empresas, cidades, estados e regiões medir e gerenciar seus impactos ambientais.
WaterActionHub
O Water Action Hub cataloga e facilita projetos de administração da água em bacias hidrográficas e regiões ao redor do mundo.
Pacto Global
O Pacto Global é uma iniciativa mandatada pelas Nações Unidas que trabalha para uma economia global mais sustentável e inclusiva, que promove a implementação de 10 Princípios universalmente nas áreas de Direitos Humanos, Normas Trabalhistas, Transparência e Anti-Corrupção e Meio Ambiente para fazer parte da estratégia e operações das empresas e facilitar ações para que as empresas trabalhem em pro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Credenciamento de Carbono em Aeroportos (ACI-LAC)
O ACI é um programa global de gerenciamento de carbono para aeroportos que avalia e reconhece independentemente os esforços dos aeroportos para gerenciar e reduzir suas emissões de CO2. Existem 4 níveis diferentes de credenciamento: Mapeamento, Redução, Otimização e Neutralidade.
Rede de cidades C40
C40 é uma rede das megacidades do mundo comprometida com o combate à mudança climática. O C40 apóia as cidades a colaborar efetivamente, compartilhar conhecimentos e impulsionar ações significativas, mensuráveis e sustentáveis sobre a mudança climática.
A equipe da SASA auxilia as cidades no uso de ferramentas desenvolvidas pela C40, como o CIRIS e o CURV.
Dentro da estrutura das estratégias de redução das pegadas de carbono e pegada hídrica, implementamos projetos de demonstração em escala piloto, que tornam visível não apenas o impacto climático, mas também o impacto social de muitas ações, por exemplo, com a implementação de jardins urbanos, plataformas de compartilhamento de carros para instituições públicas, sistemas de decantação de água para capturadores de névoa, entre outros.
Informações sobre pegada de carbono e pegada hídrica de cidades latino-americanas (huelladeciudades.com), avaliadas pela SASA, mostrando resultados por setor e fonte de emissão, através de uma ferramenta interativa.
105 cidades fazem parte da Lista A de Cidades do CDP por sua transparência e liderança na mudança climática.
Leia maisO Toolbox – ou Caixa de ferramentas - do Projeto Pegada de Cidades é um dos elementos mais importantes de comunicação e divulgação de resultados. O objetivo é concentrar os principais resultados em um formato amigável, orientado para os principais beneficiários do projeto, os governos municipais.
Nós lhe oferecemos o conselho profissional que você precisa.